Já são 35, 35 longos anos de democracia, liberdade de imprensa, de expressão, de pensamento. Ou então talvez sejam 35 longos anos de poder mal usado, de liberdade de subsmissão, de liberdade de sujeição, de liberdade para sermos sujeitos a um sem número de crimes contra a dignidade pessoal. A diferença é que agora nos podemos sujeitar a eles com um sorriso nos lábios porque mesmo discordando de quem nos governa não vamos parar com os costados a uma cela de prisão.
Claro que estamos melhor agora do que antes, claro que qualquer "status quo" é melhor do que décadas de cinzentismo e União Nacional.
Mas está podre esta liberdade que Abril nos deu.
Olhando para trás vemos o 25 de Abril, o 4 de Julho americano, o Maio de 68, a Revolução Francesa, a luta asceta e desarmada de Gandhi, o 20 de Maio de Timor-Leste, a Revolução Cubana, a queda do Muro de Berlim, a Revolução Bolchevique de 1917, e outra quantidade enorme e infindável de constantes lutas pela INDEPENDÊNCIA, pela AUTO-DETERMINAÇÃO, pela DEMOCRACIA, pelo poder do POVO.
No fundo pelo lema da Revolução Francesa, LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE.
Mas para que serviram todas estas lutas, sejam elas de esquerda, direita, centro, ou de simples necessidade de libertação? Parece-me que apenas para manter os nossos espíritos libertários acesos, para que não se apague nas nossas mentes a utopia de um dia sermos seres humanos racionais e razoáveis em toda a verdadeira dimensão que isso acarreta.
No fundo estas lutas sempre serviram para que uns ocupassem os lugares dos outros, para que a redistribuição da riqueza fosse feita mas com muito engenho e arte, esquecendo sempre quem mais necessita dessa mesma redistribuição.
Vamos então continuar a cantar Abril pela boca do Zeca ou pela nossa. Vamos manter viva a utopia de sermos livres, iguais e verdadeiramente fraternos.
Sendo assim, 25 de Abril sempre! Mas com cuidado, porque há sempre quem ache que esperneamos demais e se há coisa que eu não quero é ficar sem pernas!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. O Rei
. Um beijo de parabéns à UG...
. Portugal não é a Grécia e...
. 21 de Outubro: Orson Well...